top of page

O aborto no Brasil é um assunto de saúde pública. Por isso, merece ser discutido.

Conheça!

O site Um Quinto é um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado em 2015 por Danny Costa, Guilherme Almeida e Juliana Duarte, então estudantes do último ano de Jornalismo, sob orientação de Raquel Alves.

 

O objetivo do site é discutir o aborto no Brasil, trazendo dados importantes sobre o tema que, muitas vezes, é ignorado pela grande mídia. O projeto não visa tomar um lado na história, mas, sim, apresentar o cenário onde mulheres se submetem a processos desumanos e como essas experiências afetam suas vidas.

 

O projeto foi realizado em plataforma online para facilitar o acesso e busca pela informação. O site conta com reportagens, entrevistas com mulheres que já abortaram e especialistas. Todo o conteúdo foi distribuído em infográficos, vídeo, imagens e textos jornalísticos. O trabalho recebeu nota máxima pela banca avaliadora.

Habilidades

- Apuração

- Pesquisa quantitativa e qualitativa

- Tabulação de dados

- Pesquisa de fontes qualificadas

- Contato com assessorias de imprensa

- Entrevistas

- Reportagem investigativa

- Jornalismo social

- Perfil jornalístico

- Planejamento visual

- Jornalismo digital

- Criação de site

Fotografia (captação e edição em Adobe Lightrom e Adobe Photoshop)

- Vídeo (captação e edição em Adobe Premiere)

- Relatório dentro das regras ABNT

Processo de produção

Por se tratar de um tema delicado e considerado crime no Brasil, toda a produção do conteúdo precisou de cuidado minucioso em cada detalhe. Foram realizadas muitas pesquisas sobre o tema e Legislação, bem como o papel do Jornalismo na sociedade e até mesmo conversa com especialistas para tirar dúvidas sobre o conteúdo.

 

O primeiro passo foi decidir as pautas. Para isso, identificamos o que faltava na grande mídia e chegamos à conclusão que era necessário não só humanizar essas mulheres como, também, trazer informações que não chegam à massa na maioria das vezes.

O nome do site veio como inspiração do resultado de uma pesquisa que informa: 1 a cada 5 mulheres já fez um aborto no Brasil. O documento com os dados foi a base do trabalho, auxiliando nas pesquisas e até mesmo leitura do cenário em que nos propomos a relatar.

A produção de conteúdo começou com as personagens, que iriam humanizar as pautas. Foram entrevistadas 3 mulheres pessoalmente, com relato em vídeo, e 2 enviaram suas experiências por meio de texto. Estas últimas participaram de um canal aberto de Um Quinto, onde mulheres podem enviar seus relatos para publicação no site. O objetivo da ação é interagir com essas mulheres e compartilhar suas histórias com o tema.

 

O grupo encontrou grupos e instituições ligadas ao aborto no Brasil, como GEA e CLADEM, entrevistando representantes e colhendo dados para o site. Toda a busca por fontes qualificadas foi realizada com muito cuidado, principalmente por se tratar de um assunto delicado. Foi um trabalho de apuração do começo ao fim.

 

Pesquisa nas ruas

Uma das propostas do projeto era perceber a reação do público diante do tema. Para isso, os três integrantes do grupo foram às ruas para realizar uma pesquisa com munícipes. As entrevistas foram realizadas em três cidades da Baixada Santista: Santos, São Vicente e Praia Grande.

O contato com o público mostrou ao grupo como o tema ainda é pouco discutido. Muitos dos entrevistados se contradiziam em suas respostas, um fator que mostrou como o trabalho era necessário. O resultado da pesquisa virou pauta para o site.

Reportagens: apuração e contato direto

O trabalho jornalístico se baseia em apuração. Quando se trata de um tema delicado, considerado crime no Brasil, colher dados sobre o cenário real fica ainda mais difícil. É nessa hora que o repórter entra: para mostrar à sociedade o que ela ignora ou não percebe.

No projeto foram realizadas duas reportagens de destaque. Na primeira, um repórter do grupo acompanhou um aborto. A mulher que passou pelo procedimento autorizou o relato, que foi um dos pontos fortes do trabalho. A realização do aborto aconteceu em uma clínica de São Paulo, localizada em um bairro nobre da cidade.

 

Outra reportagem que contou com muita apuração foi "O caminho do aborto no Brasil". Nesta, os repórteres do grupo se colocaram no lugar de uma mulher que deseja abortar. Onde ela encontra ajuda? Como chega até o procedimento ou remédio? 

Neste caminho, nós passamos por vendedores na internet, formulários de contato e até mensagens no Whatsapp. A conversa foi registrada em um vídeo:

bottom of page