Redes Sociais
Conheça!
Como social media, fiquei responsável por criar estratégias, produzir conteúdo, monitorar as redes sociais, impulsionar postagens, atender clientes, além de gerenciar crises e criar relatórios de resultados. Entre clientes já atendidos, estão blogs, lojas, associações, agências de comunicação, clínicas, escritórios, entre outros. Todos foram preservados nos cases abaixo.
Habilidades
- Estratégia para redes sociais
- Produção de conteúdo para mídias sociais
- Monitoramento de páginas
- Impulsionamento de publicações
- Gerenciamento de crise
- Atendimento a clientes
- Relatórios
Estratégia
Cada empresa tem uma forma de conversar com seu público. Por isso, a estratégia precisa ser única e exclusiva para cada cliente. Isso porque, além do bom relacionamento com os clientes, é necessário criar conteúdo que tenha bom engajamento.
Case 1:
Uma loja de artigos para bebês tem como público, em sua maioria, mulheres. A primeira estratégia executada da página foi a criação uma promoção com os seguidores, onde eles postavam uma foto do bebê, marcavam amigos e concorriam a vale-compras, sessão fotográfica e outdoor com os três vencedores.
Em um mês de campanha, a página teve aumento de mais de 25 mil curtidas.
A segunda estratégia foi mudar o conteúdo e apostar em engajamento. Por isso, a página deixou de ser apenas um "catálogo" de produtos para trazer conteúdo para o público, postagens de engajamento e informação sobre a maternidade.
Produção de conteúdo
O conteúdo é o segredo de qualquer sucesso nas redes sociais. Isso porque é dessa forma que o público se identifica e sente interesse em acompanhar aquela página.
Case 2:
Um escritório de advocacia tem como estratégia nas redes sociais publicar conteúdo informativo sobre as áreas de atuação. Com a Reforma da Previdência, foram criadas publicações para aproveitar o timing da novidade. O objetivo é simplificar algumas informações úteis para o público, tornando-as fácil e simples de entender.
Case 3:
Um blog de beleza, com foco no público plus size, estava com poucas atualizações na página. Para criar engajamento, foram produzidos inúmeros posts com informações, postagens do blog (gerando tráfego para o site) e mensagens próprias para esse público.
Case 4:
Para um blog de beleza, com foco no público com cabelo cacheado, foi criada uma estratégia para criar engajamento e compartilhamento. Por isso, foram produzidos inúmeros posts com informações, postagens do blog (gerando tráfego para o site) e mensagens próprias para esse público.
Atendimento ao cliente
Um dos diferenciais das mídias sociais é o atendimento ao cliente. Com o SAC 3.0, o público, cada vez mais, está utilizando essas páginas para adquirir informação. Seja para perguntar sobre o preço de um produto ou até mesmo fazer uma reclamação. Neste momento, também é essencial o monitoramento das redes, para acompanhar qualquer problema e resolvê-lo o mais rápido possível. É necessário monitorar não só as mensagens privadas (inbox), como comentários, avaliações e marcações.
Gerenciamento de crise
Com as redes sociais, o público tem mais um canal para pedir informações, fazer sugestões e até reclamações. Um bom gerenciamento de crise pode mudar o cenário. É necessário monitorar a página para, inclusive, evitar ou amenizar possíveis desdobramentos da reclamação.
Case 5:
Uma loja de artigos para bebê fez um concurso para premiar três crianças, que iriam receber vale-compras, sessão de fotos e suas imagens em um outdoor. Nos últimos dias da campanha, foi publicado quem seriam as três juradas responsáveis por escolher os vencedores, conforme já previa o Regulamento. Porém, muitos internautas entenderam que os ganhadores seriam aqueles com mais curtidas. Foram inúmeros comentários reclamando, falando mal da loja e até julgando o concurso. Foi necessário monitorar a página em tempo real para amenizar a situação.
Impulsionamento de publicações
Patrocinar um post é muito mais do que pagar para que aquele conteúdo seja visto por mais pessoas. É necessário criar estratégias, como: escolher qual público irá receber aquele post; avaliar os assuntos e interesses que tem relação à publicação; definir um orçamento ideal; criar campanhas para públicos diferentes, com linguagens diferentes; convidar as pessoas que curtiram a publicação; respeitar o limite de texto na imagem do post; entre outros.
Case 6:
Uma página de advocacia patrocina todas as publicações com a finalidade de conquistar mais curtidas. Com um valor fixo de R$ 20 por post, geralmente cada um recebe em torno de 200 likes. O mesmo investimento foi feito em uma publicação sobre aposentados e teve 2 vezes mais resultados, gerando mais curtidas para o escritório e até convertendo em interesses para fechar negócio.
Relatórios
Após todas as estratégias criadas e produção de conteúdo, é hora de juntar os dados e as métricas da página para descobrir o que funcionou ou não. Para isso, os relatórios são muito úteis e necessários. Eles podem informar quanto foi investido em postagens pagas, qual foi o alcance das publicações, que público curte a página, entre outros dados.